Quem não se comunica? Se ferra!

Comunicação_

Não tem erro… A grande maioria dos projetos, falha na Gestão da Comunicação!!! Uma área da Gestão de Projetos, que aparentemente é tão simples, que nos faz não olharmos para ela, com o cuidado que merece. A comunicação transita em todas as fases, desde o primeiro dia do projeto, até o encerramento. Às vezes, é Informação além do necessário ou informação de menos, meios incorretos ou falta de atenção e, o pior, os achísmos disfarçados de certezas. Vejo que estamos numa fase que os projetos de TI, tem muita Tecnologia para pouca informação estruturada, organizada e planejada. Já dizia o sábio Chacrinha, na época que não existia whats, email, slack e etc… “Quem não se comunica se trumbica!!!”.

Nunca vi um planejamento exclusivo para a Comunicação, nos projetos em que passei… Engraçado que para custos, riscos, tempo e outras, nós temos. Mas, o básico, que é comunicar: vamos fazer isso todos os dias, o dia todo, não há!

Inclusive, confeso que já sofri muito com isso (quem nunca né?!). Eu tenho um ditado que diz: REGISTRA TUDO! ATÉ PENSAMENTO!

Até que, um belo dia, meus 300 e-mails foram ignorados! O cliente só aceitava e considerava verdade, o que constasse em ata.

Hoje, em uma aula do meu MBA, exclusiva sobre esse tema, consegui ter diversas ideias, para montar um Plano de Gestão da Comunicação. Vou tentar elaborar algo essa semana, que seja bem útil em nossos projetos e prático.

Vocês já utilizaram algum plano de gestão da comunicação nos projetos de vocês? Ou viram, ou participaram de algum projeto que tinha?

Compartilhem conosco!

Abraços!

1
5 meses ago

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *